Vantagens ambientais e ecológicas

A Madeira é um recurso renovável que está disponível em grandes quantidades, oferecendo os mais variados tipos de aplicação.
As árvores absorvem CO2 que vai permanecer combinado com os seus componentes quando estas são transformadas em madeira. Isto faz com que a madeira seja um autêntico armazém daquele gás, não o libertando para a atmosfera prevenindo deste modo a sua poluição. Conforme a floresta cresce armazena níveis de carbono. Se a Madeira não for usada o carbono fica livre novamente. Usando produtos de Madeira este carbono permanece armazenado neles durante um período de muitos anos e assim contribui para reduzir o problema de CO2.
O peso reduzido da madeira reduz os custos de transporte e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.
A madeira é resistente à corrosão e comporta-se favoravelmente na presença de substâncias quimicamente agressivas. Não são necessárias proteções químicas quando for utilizada corretamente.
Os produtos feitos de madeira utilizam substancialmente menos energia durante a sua produção do que, por exemplo, aço, plástico ou betão. Assim, estes recursos são conservados através da utilização de madeira.